VOCÊ PODE ME INDICAR?
É comum um amigo, um conhecido pedir que o indique para uma vaga de emprego, o que a maioria das pessoas desconhece é a seriedade do pedido.
É comum um amigo, um conhecido e até desconhecidos, pedir que o indique para uma vaga de emprego, o que a maioria das pessoas desconhece é a seriedade do pedido.
Na ansiedade por um novo emprego, o candidato, o amigo, muitas vezes têm um currículo mau elaborado e ainda a pessoa fala:
– “Tô aceitando” qualquer coisa! O que provavelmente não é verdade, pois se a pessoa é da área administrativa, dificilmente vai aceitar uma vaga na área da manutenção, por exemplo. Ou ainda pode passar uma mensagem equivocada, do que se pretende ou de suas qualificações, pois “qualquer coisa”, pode transmitir insegurança quando se expressa dessa maneira. Outro ponto é falta de foco, quem não sabe para onde vai, geralmente não fica feliz onde chega!
E quem indica, pode estar cheio de boas intenções e talvez não saiba o que as partes interessadas, candidato e empregador, precisam.
Daí a pessoa cheia de boas intenções indica, depois de um tempo pergunta:
– Deu certo a vaga? O amigo responde...
– Esse emprego não para mim ou algo do gênero, e ambos podem ficar frustrados.
Ser indicado para uma oportunidade de emprego, de trabalho é sempre bem-vindo!
A intenção é chamar sua atenção para a importância de uma indicação e tudo que envolve, se conhece realmente quem indica e suas competências.
Ser indicado faz parte do processo e mais importante ainda é estar preparado para aproveitar a oportunidade.
E quem realmente pode se preparar para uma boa conversa e ou entrevista? Cuidar do marketing pessoal, conhecer seus pontos fortes e pontos a melhorar, transmitir segurança, confiabilidade? É quem está comprometido com seus objetivos!
Você está comprometido (a)?
Algumas dicas:
Já ouviu falar do método STAR, utilizado em uma entrevista de emprego?
Facilita para criar uma linha de raciocino coerente, com respostas mais assertivas e transmitir segurança ao entrevistador.
O que é a método STAR?
O método STAR ajuda a organizar as suas respostas fornecendo exemplos reais que evidenciam sua experiência e competências para a vaga em questão.
STAR significa Situation, Task, Action, Result e em português, a sigla é a mesma, traduzida para Situação, Tarefa, Ação, Resultado.
Principalmente em entrevistas por competências ou comportamentais – utilizadas pelos melhores recrutadores.
Nesse tipo de entrevista, o recrutador quer perceber como você lidou em determinadas circunstâncias no ambiente de trabalho. Porque comportamentos passados predizem comportamentos futuros!
A intenção é prever como você tende a se comportar no futuro e investigar se você tem as competências e a experiência necessárias para ocupar a vaga a que está se candidatando.
Como estruturar suas respostas utilizando a técnica STAR
Para entender como estruturar suas respostas utilizando a técnica STAR, vamos considerar a pergunta: “Como você lida com conflitos no trabalho?”.
Para responder, você deve seguir os quatro passos da técnica. São eles:
1 - Situação: Descreva uma situação em que você se envolveu em um conflito com colegas, como perguntado pelo entrevistador. A recomendação é ser específico e fornecer detalhes, obviamente sem citar nomes para não expor ninguém.
Se sua carreira estiver apenas começando, você pode contar situações ocorridas na faculdade ou em um trabalho voluntário, por exemplo. Se você já tiver exemplos profissionais, dê preferência a eles, claro.
2 - Tarefa: O segundo passo é descrever suas responsabilidades na situação. O que você tinha de realizar com a pessoa envolvida no conflito? Qual era a dificuldade – prazos de entrega, comunicação, funções de cada um?
3 - Ação: Aqui, você precisa contar que atitudes tomou para resolver o conflito e de que forma chegou a esse caminho. Se for o caso, você pode, por exemplo, contar que começou tentando identificar o problema, depois percebeu que a questão principal era comunicação e, por isso, chamou o colega para uma conversa individual etc. Mantenha a resposta focada nas suas atitudes – e não nas do colega. A ideia é falar sobre você.
4 - Resultado: O quarto passo é descrever os resultados que você alcançou tomando as atitudes que já descreveu. Você deve concluir a história e, de preferência, citar dados reais (aumento de vendas, por exemplo, se houver), falar sobre algum feedback que tenha recebido e sobre o que aprendeu com isso.
Dicas mais que importantes, essenciais:
Elaborar um currículo atraente para o selecionador, possibilita aumentar a chances para ser chamado para uma entrevista.
Desenvolver o autoconhecimento ou melhorar a autoestima, autoconfiança, linguística e ser o candidato que o mercado e empregadores querem.
Invista em você!