top of page

COACH - COMPANHEIRA DE MUDANÇAS


Coach é uma palavra que traduzida do inglês para o português, significa treinador e tem sua origem nos esportes, que conhecemos também como preparador, técnico. O coach é uma pessoa que se compromete e apoia a outra a conquistar um determinado resultado/objetivo: Mudança de comportamento, desenvolver competências, adquirir bens, melhorar o relacionamento interpessoal, perceber outras possibilidades, mais que com o resultado, o coach se compromete com a pessoa.

Coachee é o cliente, que busca encontrar respostas, mudanças, apoio em suas decisões.

Coaching é o processo. Por ser muito dinâmico, só é possível pela acuidade e respeito do coach, e o compromisso que o cliente (coachee) tem consigo mesmo, para alcançar seus objetivos.

O papel do coach é acompanhar, questionar e fazer intervenções que possam auxiliar o coachee a conquistar o que pretende, como facilitador, as decisões e as responsabilidades continuam a ser da pessoa, do coachee.

Através de técnicas é possível ampliar as percepções e o que parecia difícil pode deixar de ser, construindo novas perspectivas positivas.

Nessa relação, o coach respeita os valores e a visão sociocultural do cliente/coachee, o que facilita a conversa e a integração, o foco é o desenvolvimento humano, criar a possibilidade de novos conhecimentos, de desenvolver competências e habilidades, de perceber suas crenças limitantes, transformá-las em possibilitadoras e potencializar os recursos.

O coaching/processo é desenvolvido em sessões, onde o coachee/cliente expõe suas expectativas, define o objetivo. O coach/profissional e o coachee/cliente evidenciam os recursos internos e externos. No processo pode-se definir o plano de ação, com foco no resultado que se deseja, o coach/profissional utiliza de técnicas específicas para estimular o desejo de mudança, superar dificuldades, compreender melhor a si e aos outros.

Durante o coaching/processo, os resultados são avaliados e percebidos em relação ao objetivo pretendido, para que coachee/cliente se aproprie de suas conquistas.

É comum as pessoas ficarem inseguras em relação a uma tomada de decisão, porém escolhas trazem perdas e ganhos, fazemos escolhas o tempo todo!

A busca é pelo equilíbrio.

Transforme suas intenções em ações e alcance seus objetivos!

Escolha ser feliz sempre! Abraços

Artigos em Destaque
Arquivo
Procurar por Artigos
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page