QUEM ADMINISTRA SEU DINHEIRO?
A maioria das pessoas, responde – Eu administro, é minha responsabilidade!
Concordo parcialmente! De uma maneira simplista, o seu dinheiro você decide quais são as prioridades e como vai gastá-lo, porém há o dinheiro que é destinado para pagar os impostos e esse é o vereador, o prefeito, o deputado, o governador, senador, o presidente que decidem quais as prioridades e como vão gastá-lo.
Há uma necessidade, uma urgência de nos apropriarmos da nossa responsabilidade em tudo que acontece, mesmo que sejamos parcialmente responsáveis.
Entender que a responsabilidade também é minha, na administração do município, do estado e do país, pois eu decido quem vai administrar o “meu dinheiro”. Eu decido toda vez que voto e juntos elegemos um candidato, ou quando não voto ou anulo meu voto, todas as decisões têm um impacto.
Ouvimos regularmente que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma mera obrigação, muitas pessoas desconhecem o poder do voto e o impacto que a política tem em nossas vidas. Se você tiver conhecimento e informações suficientes, você saberá escolher muito melhor.
“Para o triunfo do mal, basta que os bons fiquem de braços cruzados. ” Charlie Chaplin
A AUTORIDADE DO VOTO
O Brasil é um pais democrático, as eleições são de fundamental importância e o voto me representa na democracia. É através do voto que escolhemos quem vai nos representar e nos governar e é dessa maneira que criam e executam as leis que interferem diretamente em nossas vidas, onde gastam e investem nosso dinheiro.
Por isso a escolha de quem vai nos representar é extremamente importante. Cada escolha impacta diretamente na qualidade da saúde, segurança, educação e em todos os serviços municipais, estaduais, escolhas ruins resultam em serviços ruins.
Saber e lembrar que são os políticos que gerenciam o dinheiro dos impostos que nós pagamos, pode ser a diferença entre um voto consciente e um voto sem pesar as consequências. Pare entender o poder do voto, precisamos entender de política, como funciona, qual responsabilidade de cada representante em nossa cidade, estado e país. Só assim saberemos identificar as falácias de campanha.
Devemos votar conscientes de nossas escolhas, o voto consciente significa que você sabe o poder que tem e que sua escolha pode definir uma boa ou má administração da sua cidade, do seu país.
COMO VOTAR CONSCIENTE
As pessoas são diferentes, então há políticos diferentes também, informe-se do histórico do candidato, da sua jornada de trabalho político e ou para a comunidade.
Corrupção e incompetência são diferentes, mesmo com boa vontade se o cargo exige conhecimento administrativo, financeiro entre tantos outros conhecimentos, descubra qual o nível de conhecimento, escolaridade, competência relativo ao cargo que o candidato vai assumir. É fácil entender, quando procuramos emprego nos exigem conhecimento e pratica para que nos contratem, por que tem que ser diferente com os candidatos?
Comportamentos passados predizem comportamentos futuros, se um candidato faz uma proposta beneficiando só você ou um grupo, esse político vai fazer o mesmo por ele, quando assumir o cargo, ou seja, para se beneficiar vai prejudicar outros.
Entenda qual a responsabilidade do cargo que seu candidato vai assumir, é muito comum fazerem promessas que não competem aquele cargo que vai assumir.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
PREFEITO é o chefe do executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município, é sua a responsabilidade de administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados; sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público. VICE-PREFEITO, assume quando o prefeito precisa se ausentar por motivo de viagem, licença, ou tenha o mandato cassado. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.
VEREADOR, suas a responsabilidades são elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
QUEM VOCÊ VAI ELEGER PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO?