TRISTEZA, ANSIEDADE OU?
As vezes nem todo o conhecimento e técnicas são suficientes para acalmar o coração, somos tomados por pensamentos distorcidos, que nos levam a lugares estranhos, com tons escuros, que deixam na boca um gosto amargo e quando olhamos para nós mesmos, não gostamos do que vemos.
E quando isso acontece? Quando nos apegamos ao passado e mergulhamos na tristeza ou revestidos pela ansiedade, lançamo-nos ao futuro com projeções que podem ou não acontecer. Tudo isso é passível de acontecer e sim, podemos ter esses sentimentos, a questão é quanto tempo passamos no passado ou no futuro, pois quando nos fixamos no passado ou no futuro perdemos as oportunidades, desperdiçamos as alegrias.
Então já que eventualmente recebemos o “convite” para voltar ao passado ou a viajar ao futuro, como podemos passar mais tempo no presente?
Primeiro e mais importante! Como está alimentando seus pensamentos? Nossas ações estão intimamente ligadas na maneira como pensamos.
Entender que o presente faz nosso futuro é essencial. Então a reciproca é verdadeira, o futuro é resultado do que fazemos hoje.
E o passado pode ser a referência para sermos mais assertivos nas escolhas, “erro e acerto” são subjetivos, se entender que você obtém resultados, pode analisar como conquistar o resultado desejado. O que fazer, como fazer, em quanto tempo.
Ah! Lembre-se que você fez o melhor que podia, nas condições que tinha. Entenda o impacto de suas escolhas e como pode fazer melhor, a partir de agora, alinhado com seus valores e objetivos.
Palavra-chave ESCOLHAS, sou eu que faço as minhas escolhas! As melhores escolhas são feitas quando conhecemos nossos pontos a melhorar e os nossos pontos fortes, o autoconhecimento é fundamental para fazer a escolha certa pelo motivo certo, a maioria de nós faz escolhas com foco no que se quer, sem analisar os esforços individuais, se o resultado depende de outros, se os impactos ferem os valores entre outras consequências.
O foco tem que estar no resultado que se quer, definir metas realizáveis, verificar prazos, podem ajudar e muito. E tudo isso é planejado no presente e realizado em cada “hoje”, pois o futuro nunca chega e sim o resultado de “cada hoje”.
Para que fique claro a TRISTEZA está ligada ao passado, em como lidamos com as perdas e frustrações, já ANSIEDADE é você se atormentando com as possibilidades do futuro, sejam positivas ou negativas.
Mas há a REALIZAÇÃO, sentimento fruto da GRATIDÃO e só é possível se sentir realizado quando reconhecemos as pessoas, as situações, os recursos a nossa volta. Outro ponto, o sentimento de gratidão só é desenvolvido por pessoas maduras, (maturidade não tem a ver com idade) então se está se sentindo demasiadamente triste e ou ansioso, provavelmente está lhe faltando gratidão, maturidade.
Te convido a crescer, amadurecer e ser tomado pelo sentimento de gratidão e realização. Talvez precise de ajuda, talvez treinar os seus pensamentos, mas há uma certeza, eu acredito que você pode tudo aquilo que você acredita pode.
E aí? Tristeza, ansiedade ou realização, o que você escolhe?